Ponto de Cultura Patrimônio Vivo

ponto

 

Quixeramobim é um dos municípios mais antigos do Estado do Ceará e uma das mais importantes referências para a memória e a formação simbólica do povo cearense. Apesar dessas significações, o Município carece de uma Política Cultural que contemple o fomento aos fazeres culturais e a preservação e a construção da Memória local.

Frente a isso e, principalmente, ao desejo de produzir registros de patrimônio material e imaterial, A ONG IPHANAQ foi criada no ano de 2004. Nasceu da reunião de militantes sociais e de integrantes do extinto Movimento Antônio Conselheiro-MAC. Desde então, tem participado critica e ativamente do debate sobre a Cultura em Quixeramobim e realizado projetos que visam à formação cultural. Em decorrência desse trabalho, a ONG foi contemplada com aprovação do Projeto Patrimônio Vivo no edital público de seleção de Pontos de Cultura, em 2009.

O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é financiado pelo Ministério da Cultura através da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e tem por objetivo a capacitação de jovens para desenvolver projetos de registros e documentação culturais em Quixeramobim. A metodologia utiliza-se de oficinas, divididas em módulos e compostas de atividades teóricas e práticas, além de orientações em software livre. As oficinas são conduzidas por profissionais de competência demonstrada em áreas afins aos objetivos do projeto. Os módulos foram divididos entre os seguintes temas: educação patrimonial,gestão cultural, arquivo e documentação, fotografia e vídeo.

Mais Notícias.