Liceu de Quixeramobim inicia II Mostra de Cinema nas comemorações da Semana da Consciência Negra com apoio da ONG IPHANAQ

12Neste dia 14 de novembro a partir das 13h o Liceu de Quixeramobim iniciou as comemorações da Semana da Consciência Negra, com a abertura da II Mostra de Cinema “A cultura negra e a história afro-brasileira”, com a exibição do filme BESOURO, para os alunos da turma de 2° e 3° anos.
13Com mediação do professor Neto Camorim, o filme, enfatiza a Bahia, da década de 20, onde no interior os negros continuavam sendo tratados como escravo apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentada à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveriam voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes. Direção: João Daniel tikhomiroff.

Em seguida alunos e professores também fizeram suas intervenções abordando a importância da capoeira enquanto manifestação cultura proibida e perseguida pelos grupos dominantes que não aceitavam quem as praticava no decorrer de nossa história da escravidão e mesmo após a abolição, que na prática não libertou o negro da opressão e tortura no qual o filme destaca. Mas a luta dos negros foi intensa para o reconhecimento e valorização da capoeira. Isso só foi possível pela ação coletiva dos grupos de que lutaram e resistiram bravamente para que a capoeira fosse devidamente reconhecida como patrimônio cultural brasileiro.

14A II Mostra de Cinema terá continuidade da sexta feira dia 17 de novembro com a exibição do filme “Rádio Favela- Uma Onda no Ar”, para os alunos dos 2° anos turma da manhã a partir das 9:30h. Participe e valorize a nossa cultura negra afro-brasileira.

A II Mostra de Cinema “A cultura negra e a história afro-brasileira”é uma realização da área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim e tem o apoio cultural da Ong. Iphanaq.
Confira e participe da programação:
Dia 17/11- MANHÃ – 3ª, 4ª e 5ª aula
Exibição do Filme: Rádio Favela – Uma Onda no Ar.
Mediação: Prof. Carlos Costa
Público Alvo: 2º A, B e D
Dia 20/11- NOITE- 19h – Dia Nacional da Consciência Negra
Apresentações Culturais e Exibição do Filme: Ó Pai Ó.Mediação: Prof. Willamy Nunes
Dia 22/11 – NOITE- 18:30h – Polo de Uruquê
Exibição do Filme: Ó Pai Ó. Mediação: Prof. Eduardo Saldanha.

Neto Camorim- PCA da área das Ciências Humana- Liceu de Quixeramobim