Documentário “Coroação de Nossa Senhora de Várzea do Meio” é exibido durante Mostra de Cinema

IMG_9434Nesta quinta, dia 22 de junho, a Mostra de Cinema Curta Sertão na Tela, no seu 5° dia de realização, exibiu na Casa de Antônio Conselheiro o documentário “Coroação de Nossa Senhora, da comunidade de Várzea do Meio. Este documentário é resultado das oficinas de audiovisual do Ponto de Cultura “Patrimônio Vivo”, realizadas pela Ong. Iphanaq nos anos de 2010 e 2011. Com direção de Elistênio Alves e Neto Camorim e fotografia de Lenildo Silva. Todos na época alunos do ponto de cultura.

IMG_9440A Coroação de Nossa Senhora na comunidade de Várzea do Meio existe há mais de 50 anos. Ela começou a ser realizada em 1966 por Dona Zélia e permaneceu sob sua coordenação até 2016. Segunda ela, tinha promessa com Nossa Senhora de realizar as novenas durante todo o mês de maio e no dia 31 sempre fazer a coroação. Isso de fato aconteceu durante 50 anos e que a partir de 2017 os movimentos religiosos assumiram essa função. O objetivo é dá continuidade o que Dona Zélia fez por todos esses anos com muita fé e devoção por nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade.

IMG_9447Com mediação de Letícia Vitoriano e com a presença de algumas pessoas da comunidade também da Várzea do Meio e o público em geral que foram participar da mostra de cinema, aconteceu um importante debate após a exibição.

IMG_9470Primeiramente Letícia falou da alegria de está mediando o documentário que retrata grande parte da história de sua comunidade. A coroação de Nossa Senhora é o evento mais esperado do ano. Desde os 05 anos que comecei a participar. È algo muito maravilhoso e cheio de emoção que alimenta a nossa fé, durante a fase que participei. Seja como anjo ou depois coroando Nossa senhora. Quero muito é agradecer a preocupação do Iphanaq por ter feito esse registro histórico tão importante para a nossa comunidade, preservando assim, a nossa memória e nossa cultura religiosa.

IMG_9490Segundo Élida Tavares, neta de dona Zélia, e que esteve presente na exibição do filme, ver essas imagens é recordar com muita alegria e saudosismo a sua infância, onde juntamente com suas amigas ficavam sempre ansiosas aguardando o período da coroação. Todas nós que estamos aqui hoje já participamos dessa coroação. Algo sempre encarado com muito respeito e devoção diante da rigidez de minha avó. Ninguém podia se quer olhar de lado, para não descaracterizar o sentido de ser anjo naquele momento. Com certeza esse evento em minha comunidade contribuiu decisivamente na formação religiosa de todas nós aqui presente, destacou.

Para Vânia Oliveira que também foi anjo na sua infância, a coroação muito fortaleceu a sua fé e devoção a nossa Senhora. Na Várzea do Meio durante o mês de maio, não só eu, mas muitas pessoas vestem roupa branca, fazem promessa, graças ao empenho de Dona Zélia que tanto se dedicou estimulando dos nós da comunidade a aumentarmos a nossa fé em nossa mãe Maria.

IMG_9496Após o debate o coordenador da Mostra de Cinema agradeceu a presença de todos, em especial a Letícia que recebeu uma menção honrosa pela mediação do documentário, mas também a Joelce, Vânia, Vanessa, Élida, Thais e Wlisses todos da Várzea do Meio e que vieram prestigiar o evento.