Coração da Imagem: “A gênese de cima – uma história não escrita” é exibido na Mostra de Cinema Curta Sertão na Tela

IMG_9394Nesta quarta, 21 de junho, no 4° dia da Mostra de Cinema Curta Sertão na Tela, foi exibido o documentário “A gêneses de cima, uma história não escrita”, de Jonathan Freitas. Com a presença do diretor na mediação, que falou da sua experiência, suas impressões e análises ao produzir esse documentário em duas comunidades no interior do Ceará, no município de Choró-CE, onde há três gerações os moradores do Escondido e Cafundó sobrevivem de maneira simples com limitado acesso as novidades tecnológicas e de consumo que predomina e interfere violentamente em todos os lugares, resultado da influência direta do mundo urbano.
IMG_9415A gênese de cima, uma história não escrita trás o telespectador para um encontro com um passado e presente, com uma analogia, a semelhança imperfeita de algo que nos é tão estranho e inimaginável, a vida de pessoas que repassam costumes e crenças através do diálogo, do dito, da conversação.

De acordo com Jonathan Freitas, nas comunidades de Escondido e Cafundó, o ato de falar, de saber se expressar é parte importante da construção cultural. O falar, que atualmente é quase extinto, perdura, se faz presente, e por que não, usando de preceitos psicológicos, auxilia no bem-estar de quem está ouvindo ou contando uma história.
IMG_9418Os que narram que contam sua origem, que se utilizam da fala para repassar valores encontram-se em harmonia com a natureza e resguardam uma disposição infantil para ler o mundo – o que os fazem entrarem em choque com a desmedida instrumentalidade moderna, antecipando-lhe uma reveladora feição ecológica. É isto que o curta se propõe fazer, uma releitura de algo que está sendo esquecida, a fala falada, a escuta, uma teia de significações que se enraízam por entre palavras, gestos e olhares, destacou.
IMG_9424Ao final do evento o presidente da Ong. Iphanaq Elistênio Alves e o diretor do filme, Jonathan Freitas, receberam Menção Honrosa do projeto Cineclube Coração da Imagem. Até Sexta dia 23 de junho, todos os mediadores da duas mostras realizadas (Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos e Curta Sertão na Tela, serão homenageados.