Cineclube Sertão Itinerante chega ao Assentamento Nova Esperança – Coque

IMG_1024“Uma Nação de Gente”, foi o filme escolhido para exibição do projeto Cineclube Sertão Itinerante, nesta terça-feira, 17, de outubro, no Assentamento Nova Esperança – Coque.
IMG_1031O filme trata da vida do Vaqueiro e exalta sua figura de profissão das mais antigas do sertão. Foram levados em consideração para a escolha do filme na comunidade a grande quantidade de vaqueiros que o próprio Assentamento possui. O convidado para mediar a conversa após a exibição foi o professor e historiador, Neto Camorim. Ele, que tem familiares na comunidade, falou de sua estreita relação com a profissão de vaqueiro, tendo em vista que seu pai, Chico Camorim, tem grandes momentos de sua vida marcados pela lida com o gado. Os moradores lembraram grandes momentos do passado do Assentamento e ainda puderam refletir sobre como os dias atuais, o avanço tecnológico e as novas mídias foram influenciar na formação de novos vaqueiros.

IMG_1046O projeto aprovado no XII Edital Ceará Cinema e Vídeo – 2015, conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-CE). A proposta do Cineclube Sertão Itinerante é ter por meio do cinema uma ferramenta de provocar discussões importantes sobre temas como: Convivência com o semiárido, agricultura familiar, luta pela terra, por água, entre outros. O Sertão Itinerante tem o cunho ainda de pensar o cineclube enquanto uma ação cultural de formação pedagógica e educativa, possibilitando a comunidades rurais uma reflexão sobre sua realidade por meio do audiovisual. Toda programação de exibição foi pensada a partir de obras do cinema brasileiro, sendo parte voltada para a produção cearense, oportunizando assim, o debate e a circulação da arte produzida no Ceará.