Cineclube Coração da Imagem realiza encerramento da Mostra Curta Sertão na Tela

01 Nesta sexta, 23 de junho o Cineclube Coração da Imagem realizou na Casa de Antonio Conselheiro o encerramento da Mostra de Cinema Curta Sertão na Tela, com a exibição do documentário “O que ficou em Quixeramobim de Antonio Conselheiro”. Uma produção realizada em 2010 dentro do projeto Interações Estéticas da FUNARTE, realizado pelo documentarista Alexandre Veras em parceria com a Ong. Iphanaq.
Este filme apresenta de maneira espontânea, sem interferência direta nem indução nas respostas, o depoimento de alguns jovens da cidade onde conselheiro nasceu, e que na época participavam desse projeto, para expressarem sua opinião sobre Quem foi Antonio Conselheiro? E qual a idéia que eles tinham desse personagem de nossa história. As opiniões colhidas foram as mais diversas possíveis. Louco, fanático, homem bom, peregrino, inquieto, messiânico, homem de fé, líder carismático, onde no depoimento de Luiziane, ela afirma no bom ceares, Conselheiro “queixava” as pessoas. Ou seja, alguém que induzia seus seguidores. Portanto, não era alguém bom. Segunda ela, foi essa a visão que sempre teve sobre quem era Antonio Conselheiro, repassada por sua mãe dizia, e ela acreditava.

Após o filme aconteceu um debate mediado pelo Coordenador da mostra de cinema, Neto Camorim, que além de refletir as questões apresentadas no vídeo, o público presente também comentou suas impressões sobre o filme. Principalmente, as inquietações, incompreensões e incômodos, que o tema Conselheiro sempre representa. Ao mesmo tempo é símbolo de resistência e luta no sertão. Ressaltou o historiador Ailton Brasil, em sua intervenção durante o debate.
03Durante essa segunda do Cineclube Coração da Imagem, Mostra de Cinema Curta Sertão na Tela, foram exibidos durante seis dias (domingo a sexta) de 18 a 23 de junho, na Casa do Conselheiro, curtas documentários ou filmes, cuja produção cinematográfica foi realizada por produtores de Quixeramobim, que através das formações em audiovisual conseguirem produzir filmes e documentários na região. A ação faz parte do projeto de Cineclube Coração da Imagem, e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, SESC e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município.

Depois da realização dessas duas Mostra de Cinema (Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos – 120 anos de luta e resistência e Curta Sertão na Tela), o Cineclube Coração da Imagem concluiu, portanto, a primeira etapa do projeto, que são as 12 exibições na casa de Antonio Conselheiro.

O projeto agora passa a executar a sua segunda etapa onde as outras 12 exibições distribuídas nas comunidades da zona rural de Quixeramobim, de forma que todos os 11 distritos do município na medida do possível sejam contemplados. A proposta apresenta-se como lugar de lazer e de encontro a partir da apresentação de filmes, fomentando debates sobre as experiências de cultura relacionadas ao contexto social da cidade e das localidades no interior do município. A primeira exibição dessa segunda etapa acontecerá hoje, dia 24 de junho no Planalto Sabonete, com a exibição do documentário “Sertão Maria”, de David Eisnstein e Tarcísio Filho.

Informações
Ong. Iphanaq / www.patrimoniovivo.org.br
Telefones: (88) 9.9998-7434 (Aílton Brasil) / (88) 9.9864-5220 (Elistênio Alves) / (88) 9.9926-1048 (Neto Camorim)