Cineclube Coração da Imagem inicia 2ª Mostra de Cinema com exibição do filme Sertão Maria

sert 1Neste domingo, dia 18 de junho, na casa de Antonio Conselheiro, o Cineclube Coração da Imagem, iniciou a Mostra de Cinema “Curta Sertão na Tela”. Nesta 2ª Mostra o tema central será o sertão, com destaque para as produções realizadas em Quixeramobim e região, a partir de 2010, resultados das oficinas de audiovisuais do ponto de cultura patrimônio vivo ou do projeto patrimônio da tela, ministrados pelo documentarista Alexandre Veras.

O filme exibido na abertura da mostra foi “Sertão Maria”, uma produção da Secretaria de Cultura e Turismo do município, em homenagem ao dia Internacional da Mulher. Com direção e roteiro de David Einstein e fotografia de Tarcísio Filho, apresenta depoimentos e imagens de algumas mulheres do sertão de Quixeramobim ou da periferia da cidade em seu ambiente de trabalho ou em casa falando de suas experiências de vida e trajetórias de luta em prol do direito de ser mulher e ser respeitadas numa sociedade tal machista e violenta como a nossa. Inclusive o filme traz o depoimento da atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Quixeramobim, Karina Dantas, que fala da dificuldade de ser Gay e ocupar cargo público, onde muitas pessoas ainda não aceitam ela ser “essa mulher diferente”, como ressalta durante o filme.
sert 2Após a exibição, a mediação e debate foi coordenado por Ailton Siqueira, da Secretaria de Cultura do município, que junto com o público presente refletiram as questões abordadas pelas mulheres no filme, bem como seus comentários sobre a qualidade e riqueza de registros de histórias e memórias de mulheres simples de nosso município, que no dia a dia lutam pela sobrevivência e dignidade de ser mulher.

Mostra de Cinema, Curta Sertão na Tela, que terá exibições de produções cinematográficas de produtores quixeramobinenses, que por meio de formações em audiovisual conseguirem produzir filmes e documentários na região. A ação faz parte do projeto de Cineclube Coração da Imagem, que conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, SESC e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A Casa do Conselheiro
A Mostra esteve carregada de simbologias próprias, marcadas pelo ao local de nascimento de um líder no Brasil, Antônio Vicente Mendes Maciel. O projeto tem ainda a intenção de mostrar ao Governo do Estado a importância de caminhar com o projeto de restauro do espaço. O intuito é reforçar a “Casa do Conselheiro” como lugar de encontro, debate e reflexão da cultura em Quixeramobim.

Por
Neto Camorim