Assentamento Mearim recebe exibição do Cineclube Sertão Itinerante

IMG_1151esta quinta, dia 26 de outubro, o Assentamento Mearim, distrito de Lacerda, recebeu na sua quadra esportiva, a exibição do Cineclube Sertão Itinerante. Na oportunidade foi exibido na referida o documentário “Canções de Libertação”. Documentário produzido pela turma de Especialização Cultura Popular, Arte e Educação do Campo – PRONERA Residência Agrária / UFC- A História conta a história da luta pela terra no Ceará, no Assentamento Lagoa do Mineiro, município de Itarema.
IMG_1147De acordo com Silverlania Cunha, moradora da comunidade e liderança nas atividades pastorais da Igreja local, a história apresentada no filme de certa maneira tem semelhança com a história de luta e organização no Assentamento Mearim. Nossa comunidade tem os últimos anos tem procurado se organizar para conquistar não apenas a terra, mas o direito de permanecer nela produzindo e vivendo melhor, apesar das secas que enfrentamos dos últimos cinco anos. Acredito que só conseguimos conquistar algumas coisas, como as cisternas de placas, melhorias na escola, construção de açude e de nossa Capela de Nossa Senhora Rainha da Paz, porque somos mesmo com as divergências, uma comunidade unida e de muita fé. Graças a Deus isso tem nos ajudado em nossa organização e luta por melhorias para todos nós que moramos aqui. Tendo como exemplo e estímulo para continuar no trabalho comunitário, a história de vida do Seu Nozinho, que mesmo doente é o nosso líder, nos dando força e coragem pra continuar lutando por dias melhores em nosso sertão, assim destacou.
IMG_1143Para Paulo Meneses, morador do assentamento e liderança local, a exibição do documentário, “Canções de Libertação”, lhes fez lembrar o quanto é importante se organizar para enfrentar os desafios que sempre os grandes colocam quando os pobres querem conquistar a terra nesse país tão desigual e injusto quando se trata de fazer reforma agrária. A história do Assentamento Lagoa do Mineiro é uma mensagem que deve nos levar a refletir que devemos acreditar na força do coletivo para fazer acontecer a melhorias em nossa comunidade, valorizando todos os saberes e culturas de nosso povo. Pois muitas vezes não agimos assim, e acabamos esquecendo-se de apoiar a nossa cultura popular, elemento fundamental na organização, também retratado no filme. Por isso quero de público agradecer mais uma vez a Ong. Iphanaq por retornar a nossa comunidade com atividades culturais, como o cinema.
IMG_1114Todas as vezes que vocês trazem exibições aqui pro Mearim, os filmes nos ajudam a pensar a realidade e melhor entender o quando é importante valorizar a nossa história e nossos saberes. Portanto tenho muito a agradecer o projeto Cineclube Sertão Itinerante ter visitado a nossa comunidade, ressaltou Paulo em seu comentário após o filme.Ainda durante o debate, a Professora Josiane, seu Nozinho e Chico, também moradores do Assentamento Mearim, fizeram uso da palavra para agradecer a presença do Cineclube mais uma vez na comunidade e disseram que estão sempre disponíveis para receber o Iphanaq com suas ações culturais.Para concluir os coordenadores do Cineclube Sertão Itinerante Elistênio Alves e Neto Camorim, falaram da alegria de estarem no Mearim, e agradeceram a presença de todos que vieram participar da exibição de cinema. Como também ao coordenador de patrimônio da Secretaria de Cultura de Quixeramobim, Ailton Siqueira, responsável pela mediação do filme. Após esse momento de encerramento a equipe do cineclube foi saborear um delicioso jantar na residência do seu Nozinho e depois realizar uma visita a capela da comunidade que está em fase de conclusão para em breve acontecer sua inauguração onde toda a equipe do Iphanaq foi convidada.

O projeto Cineclube Sertão Itinerante é uma ação da Ong. Iphanaq com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura e também com o apoio do SESC-Ler de Quixeramobim.

Neto Camorim- Coordenador do Cineclube e Integrante da Ong. Iphanaq.
netocamorim@gmail.com
Foto: Ailton Siqueira e Elistênio Alves