Assentamento Maraquetá recebe exibição do Cineclube Itinerante sobre produção sustentável no semiárido

IMG_0817Nesta sexta, dia 15 de setembro, o Cineclube Sertão Itinerante esteve no Assentamento Maraquetá, distrito de Passagem, realizando mais uma exibição de cinema nas áreas de reforma agrária. O filme exibido nessa noite no centro comunitário foi o documentário “Produção – convivência com o semiárido”, uma produção da Fundação Demócrito Rocha.
IMG_0839A proposta do vídeo é procurar entender os impactos sociais, econômicos e ambientais dos principais processos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro, do ponto de vista da produção agropecuária e analisar e comparar a coerência e a eficiência destes processos de produção no âmbito da convivência como o Semiárido. Dessa forma, a agricultura de nossa região precisa conciliar um necessário aumento da produção com o imperativo de garantir a recuperação e a conservação das potencialidades produtivas dos agroecossistemas. Sendo urgente enfrentamento da crise socioambiental que se consolida no Semiárido brasileiro e requer uma mudança radical nas formas de interagir com ele.
IMG_0854Segundo Rosângela Alves, Secretária do STTR-Quixeramobim, convidada para mediar o debate após o filme, para que tal mudança aconteça, a estratégia consiste em impulsionar um padrão de desenvolvimento rural que seja sustentável e solidário, procurando tirar proveito dos recursos e oportunidades que o Semiárido oferece, para produzir e distribuir riquezas ao mesmo tempo em que devemos conservar os recursos naturais. Isso tem sido um desafio. Algumas experiências já existem em nosso município nas áreas de da reforma agrária, como a produção do algodão agroecológico aqui no Assentamento Maraquetá. Essa iniciativa funciona desde 2009, onde 09 famílias produzem algodão utilizando a prática da agroecologia e vendem toda a produção sem uso de agrotóxico, destacou durante sua fala.
IMG_0859Para o coordenador do projeto cineclube sertão itinerante e presidente da Ong. Iphanaq, Elistênio Alves, a cada exibição que vem acontecendo nos Assentamentos percebe a importância que o cinema pode desempenhar para socializar essas experiências coletivas e sustentáveis que os filmes e documentários apresentam sobre nosso o Semiárido. Refletir sobre a realidade dessas comunidades a partir do cinema é o objetivo maior desse projeto. E nessas exibições que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais tem feito parceria, o resultado tem sido bastante positivo. Queremos mais vez agradecer por ter acreditado em nossa proposta, ressaltou.
IMG_0868O projeto Cineclube Sertão Itinerante é uma realização da Ong. Iphanaq com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secult.
IMG_0876Neto Camorim – Historiador e Integrante da Ong. Iphanaq.
Maiores informações no nosso site: www.patrimoniovivo.org.br